Artigo

No dia 10 de outubro se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, instituído em 1992 por iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental.

Até 1994 o dia não tinha um tema em específico, mas em 1994, por sugestão do então Secretário-Geral Eugene Brody, o tema celebrado foi “Melhorando a qualidade dos serviços da saúde mental em todo o mundo”. A partir de então, todos os anos é escolhido um tema para a comemoração.

A qualidade dos serviços de saúde, principalmente dos serviços de saúde mental precisa ser melhorado em todo o mundo. Nem todas as pessoas possuem acesso aos serviços de saúde e não estamos falando em serviços de excelência, apenas tratamento humano, sem abusos ou práticas coercitivas.

A pandemia de COVID-19 tanto agravou casos de ansiedade, depressão e uso de álcool e outras drogas, como outras pessoas que antes não tinham sintomas passaram a ter, piorando a saúde mental das pessoas que agora precisam de acompanhamento, ou seja, precisa-se de mais serviços e profissionais capacitados para atendimento desta população.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o tema do ano 2023 é A SAÚDE MENTAL É UM DIREITO HUMANO UNIVERSAL.

O objetivo é a conscientização de que a saúde mental é um direito humano universal e, por isso, deve ser defendida para que todas as pessoas possam viver com dignidade, equidade, igualdade e respeito.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo realiza suas capacidades, supera o estresse normal da vida, trabalha de forma produtiva e frutífera e contribui de alguma forma para sua comunidade”, sendo vital para a saúde e o bem-estar social e econômico das pessoas.

O Dia Mundial da Saúde Mental é apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio da conscientização sobre questões de saúde mental.

O projeto de extensão ATIVIDADES DE PSICOEDUCAÇÃO PARA USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS busca desenvolver atividades de educação em saúde, orientação e apoio às pessoas que fazem uso de alguma substância como para seus familiares, amigos e comunidade em geral.

Siga nossas redes sociais: Instagram @projeto.psicoedu e Facebook Psicoeducação p/ Usuários de SPA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui