A cidade de Andirá recebe no próximo dia 28, o aclamado espetáculo solo “O Arquipélago”, estrelado pelo ator Pablito Kucarz e sob a direção de Maíra Lour. As apresentações, que têm entrada totalmente gratuita, acontecem no Cine Teatro São Carlos em dois horários: às 15h e às 19h30. Em cartaz desde 2019, a peça utiliza a trajetória pessoal do artista como ponto de partida para abrir um diálogo coletivo e universal sobre o pertencimento, as complexas relações familiares e o processo de construção da própria identidade.

Desenvolvida a partir das memórias íntimas do ator e de sua convivência com a mãe, a narrativa investiga a estrutura familiar como um território ambivalente de profundo afeto, mas também de inevitáveis conflitos e formações individuais. No palco, a biografia do artista transcende o relato puramente pessoal, espelhando-se nas vivências e memórias do próprio público e estabelecendo um espaço de escuta, forte identificação e cumplicidade com a plateia.
De acordo com Pablito Kucarz, as relações familiares funcionam como o grande motor central da obra. O ator explica que empresta a própria história e a de sua mãe para investigar os caminhos que formam uma família, destacando que, mesmo diante de experiências de vida distintas por parte do público, há uma conexão muito forte e imediata com esse tema central.

Ainda que mantenha o mesmo texto e a mesma estrutura cênica desde a sua estreia, a montagem se renova a cada sessão por meio da sutil interação com os espectadores, que modula os ritmos, os sentidos e as atmosferas de cada noite. O espetáculo adota um tom suave e contornos de fábula pessoal para introduzir metáforas poéticas e potentes. Entre as imagens evocadas, destacam-se a família vista como um arquipélago — onde as ilhas estão próximas, porém separadas pela imensidão da água salgada —, a figura do “garoto mariposa” que enfrenta a violência e o preconceito por ser diferente, e a imagem de uma pedra lançada que abdica de ferir para, em vez disso, desenhar uma dança no espaço.
Kucarz complementa que esses temas universais geram ecos profundos no público, sendo comum o compartilhamento de histórias pessoais por parte dos espectadores após o término das sessões. Para o artista, criar um ambiente desarmado e de cumplicidade logo no início da apresentação faz toda a diferença na recepção da obra.

A circulação por Andirá faz parte de uma turnê que percorre cinco municípios paranaenses entre os meses de junho e julho. Desde o seu lançamento, “O Arquipélago” já alcançou a marca de aproximadamente 5 mil espectadores em passagens por 17 teatros e centros culturais de destaque, tanto no cenário nacional quanto no exterior. O projeto é viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Paraná, contando com o incentivo da Copel.
A produção é assinada pela Súbita Companhia de Teatro, coletivo artístico fundado em 2007 e baseado no Centro Histórico de Curitiba. Reconhecida por sua pesquisa continuada em dramaturgia e encenação contemporâneas focadas no estudo do corpo, a companhia acumula um sólido portfólio com 18 peças teatrais, curtas-metragens e diversas publicações. Recentemente, o grupo consolidou sua relevância no panorama artístico do estado ao ser consagrado no tradicional Troféu Gralha Azul de 2025, vencendo nas categorias de Melhor Espetáculo (por O medo da morte das coisas) e Melhor Direção (por Deriva).

Os interessados em assistir às apresentações, que possuem duração de 40 minutos e classificação indicativa de 14 anos, podem comparecer diretamente ao Cine Teatro São Carlos, localizado na Rua São Paulo, nos horários agendados. Mais informações sobre o cronograma de circulação do grupo e bastidores do projeto podem ser consultadas no perfil oficial da companhia no Instagram (@subitacompanhia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui