Sissi Staut Papa Orientadora na unidade Bandeirantes do Kumon

Não é novidade para ninguém que oito entre dez pessoas, pelo menos, se declaram inimigas mortais da Matemática. E a culpa é sempre do professor, da escola, dos livros ou simplesmente não existe identificação e pronto. E se contássemos o “segredo” que acabaria de vez com todos os “terríveis” problemas com cálculos? Pois bem, por incrível que pareça, a chave principal é: Você.

Devemos partir do princípio de que ninguém é inferior a ninguém. O que acontece é que cada um apresenta o seu ritmo de aprendizado e pessoas que aparentemente não tem tanta facilidade com os números, sentem-se pressionadas a estudar “conteúdos complexos”, passando então a adquirir o terrível sentimento de aversão ao estudo.

Conhecido como um Método Japonês de Matemática, o Kumon é um excelente aliado nesta “familiarização” com os números. Mas não para por aí, os benefícios que a Matemática pode proporcionar às pessoas são muitos.

O curso de Matemática do Kumon tem o objetivo de ampliar a capacidade e agilidade de cálculo e raciocínio lógico nos alunos. Os estágios iniciais são de introdução aos números, treinamento de escrita e sequência numérica. O próximo passo é o aprendizado das quatro operações básicas; adição, subtração, multiplicação e divisão, avançando para conteúdos mais complexos como frações, equações, funções, fatoração até chegar a conteúdos de ensino superior; derivadas e integrais.

A série escolar não é fator limitante para o aluno avançar, ou seja, ele pode aprender além do conteúdo visto na escola. Isso só depende de sua capacidade, de sua evolução no material didático e da disciplina com que executa as tarefas. Também não é necessário ficar horas estudando para se ter um bom desempenho, cerca de meia hora, todos os dias, cria no aluno o hábito de estudo e faz com que ele execute os exercícios com mais concentração, agilidade e desenvolva o raciocínio lógico.

A importância da Matemática na rotina da criança é fundamental para um desenvolvimento sem sobressaltos e de forma linear, evitando que ela venha a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem.

No Kumon metas são traçadas para motivar o aluno a buscar sempre o que ainda desconhece. Desta forma, o curso contribui também para formar pessoas capazes de enfrentar desafios e com determinação para vencê-los. Como o tempo de resolução dos exercícios é medido e usado como parâmetro na avaliação do domínio do conteúdo estudado, o aluno acaba aprimorando a sua capacidade de concentração e essa postura se refletirá positivamente em seu rendimento escolar.

Aprendendo com um método que respeita o seu tempo de aprendizado, a Matemática deixará de ser uma vilã em sua vida. Afinal, avançando o conteúdo e respeitando os seus limites, todo estudo é prazeroso e bem aproveitado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui