A Vigilância em Saúde de Bandeirantes atualizou no início da noite desta segunda-feira, dia 29, o Boletim Informativo da Dengue e da Covid-19 sobre a situação epidemiológica das referidas doenças junto à população.
Os números de casos de Dengue confirmados são de 4.464. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde de Bandeirantes, Reinaldo Marqui, nos últimos dias houve uma estabilidade nas ocorrências positivas da doença, o que tem gerado tranquilidade, inclusive, nas notificações. “Tem semana que nem tem notificação”, mencionou. No informe do Boletim da Dengue, o número de notificados está em 4.826, de descartados em 312, em análise 50 e óbitos 02.
Apesar da estabilidade nos casos de Dengue, Marqui ressaltou que a população não pode relaxar em momento algum com relação a prevenção e limpeza dos quintais na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Sendo no período de pandemia da Covid-19 ou não, os cuidados devem ser mantidos constantemente”, enfatizou e destacou que os trabalhos de pulverização com inseticida continuam pela cidade.
Os dados da Covid-19 atualizados de hoje apresentaram o total de 33 casos positivos no Município ao confirmar mais um diagnóstico para Coronavirus. O paciente é um idoso com comorbidade e está internado em Londrina. O se quadro de saúde inspira cuidados. Além do idoso, há mais uma pessoa em tratamento hospitalar. Já em tratamento domiciliar estão 03 pessoas, em óbito 02 pacientes e recuperados 26.
Os números de notificações e descartados, respectivamente, são 431 e 314. O número de casos suspeitos aumentou de 77 para 84. A situação em monitoramento de contato está em 116 casos anotados. Vale reforçar que o significado de monitoramento de contato é quando as pessoas são assintomáticas e tiveram algum tipo de proximidade ou convivência com pacientes confirmados ou suspeitos. Assim passam a ser acompanhadas durante 14 dias, e se dentro deste período apresentarem algum sintoma ou sinal de infecção pelo Coronavirus, são encaminhadas para consulta na Unidade de Referência para Sintomáticos Respiratórios.
O risco das pessoas se contagiarem com Coronavirus ainda é alto devido ao afrouxamento com os cuidados e nas medidas preventivas. O momento não é de descuido, ao contrário, é o de reforçar e redobrar os cuidados, pois Bandeirantes está na rota entre os municípios com altos índices da Covid-19, como Londrina, Cornélio Procópio e Ourinhos/SP, com grande fluxo de pessoas nesta linha.
O Covid-19 continua pela cidade. O momento não é de relaxar. É PRECISO CUIDAR E SE PREVENIR. Use a máscara CORRETAMENTE. Saia de casa somente se necessário. Evite aglomerações. Respeite o distanciamento social. Faça a higienização das mãos (usar álcool 70 sempre que possível quando estiver em locais públicos). Higienize os produtos quando chegar em casa.