Enquanto eu e talvez, você, estamos dentro de casa, num dia tranquilo de domingo, muitas pessoas estão lá fora, nas ruas, garantindo a nossa segurança e a nossa vida.
Esse texto é para os bombeiros que entram num lugar em chamas para ajudar os que não conseguem se ajudar. É para os policiais que arriscam suas vidas diariamente para proteger aqueles que não tem a capacidade de se proteger.

É para aqueles que servem ao seu país, geralmente longe da sua terra natal, numa linha de frente, um verdadeiro escudo humano, sabendo que podem não voltar mais para casa. É para os médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância que dão tudo de si porque segundos valem uma vida. E é também para as famílias que talvez nunca mais os vejam voltando para casa.
Nós deveríamos ter isso sempre em mente, e não somente lembrar dessas pessoas quando é o “dia” deles. Sem essas pessoas que servem, que se arriscam, como poderíamos viver e fazer o que fazemos?

Imagem de Sabine van Erp por Pixabay

É triste quando vejo na internet a foto de um profissional num momento de descanso, num quartinho pequeno, como se aquela pessoa estivesse “matando tempo” ou esperando o tempo passar. Não, a maioria de nós não sabe o que essas pessoas passam no dia a dia. E é claro que há muitos outros profissionais a serem lembrados. Todos são importantes.
Essas pessoas em algum momento decidiram fazer esse tipo de trabalho e estão dispostas a fazer o que for necessário para garantir a vida dos outros.

Pensem nas crianças talvez nunca mais vejam seus pais novamente ou naquele jovem formando que não teve a presença deles num dos dias mais importantes da vida dele, porque eles estavam cumprindo o dever e a promessa feita quando optaram por esse tipo de trabalho.
Alguém tem que estar lá fora disposto a passar por isso, a se sacrificar. Às vezes essas pessoas nunca voltam para casa.

Então, antes de criticar um profissional por algo que você mal sabe o porquê aconteceu, precisamos reconhecer que não sabemos quase nada do que ele passa no dia a dia para que a nossa vida siga bem, para garantir a segurança, a proteção, para garantir que cheguemos a tempo para um procedimento porque segundos são preciosos para salvar uma vida. Não importa onde você esteja, onde você vá, alguém está lá fora fazendo algo que provavelmente você não faria e se esforçando para fazer a diferença no mundo.
Então, da próxima vez que você for parado na estrada por um policial, não reclame. Ele está garantindo a sua segurança. Da próxima vez que alguém num hospital não te tratar com tanta cordialidade, lembre-se que aquele profissional pode estar muitas horas sem dormir e isso afeta o humor. Pode ser que ele ficou horas sem dormir para garantir que o seu filho ou o seu pai se mantivesse vivo numa UTI.

Vamos enxergar um pouco além do nosso próprio umbigo e reconhecer que nem tudo é sobre nós. Esses são os heróis anônimos que muitas vezes nós nem sabemos os nomes e a quem nem agradecemos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui