Você certamente já ouviu falar sobre linguagem não-verbal, aquela que não é expressa através do que falamos, mas sim através do nosso corpo: postura, gestos, expressão facial, movimento corporal.
Como você reconhece um líder, sem que ele abra a boca para falar? Pense um pouco e imagine como ele é e como se comporta: o olhar, como movimenta seus braços e pernas, os ombros.
Agora imagine o oposto, uma pessoa submissa, com a autoestima comprometida: o olhar, os movimentos, a postura corporal.
Você sabia que nos primeiros 4 minutos de uma conversa, nós fazemos uma leitura de quem está à nossa frente, e sabemos se aquela conversa vai ser agradável, produtiva ou não? Tudo isso através da linguagem corporal que ela está expressando. E a pessoa também faz uma leitura de nós. Por isso às vezes nos sentimos bem e às vezes nos sentimos incomodados. Na maioria das vezes, fazemos isso inconscientemente.
Quando uma pessoa se sente bem consigo mesma, seus gestos são amplos, o peito se abre, o queixo se eleva, os braços tendem se abrir em V, o aperto de mão é firme, o olhar geralmente é direto, quando em pé, os pés ficam apoiados no chão igualmente, mostrando firmeza. São inúmeras coisas que podemos perceber numa pessoa que domina o ambiente, sente-se poderosa, tem boa autoestima.
Por outro lado, quem não é muito seguro de si, tende a encolher os ombros, se dobrar, se fazer menor, cabeça baixa, olhar esquivo, pés não muito firmes no chão, braços fechados, postura encolhida, para se proteger de tudo e de todos.
Todas essas expressões corporais mostram como estamos nos sentindo em relação a nós mesmos e também com as outras pessoas. E isso governa como os outros pensam e sentem sobre nós.
Mas e se prestarmos atenção em como estamos nos portando, seria possível através de posturas, gestos, mudarmos como nos sentimos e dessa forma mudar como as pessoas nos veem?
Segundo uma estudiosa do comportamento humano, a psicóloga Amy Cuddy, é possível.
Sorrir, praticar posturas mais abertas, amplas nos fazem sentir mais poderosos.
Assim como a nossa mente muda o nosso corpo, o contrário também é verdadeiro.
Preste atenção a si mesmo. Como está a sua linguagem corporal?
Pessoas que se sentem poderosas, tendem a ser mais assertivas, confiantes e otimistas. Sentem que vão vencer os obstáculos, se arriscam mais e lidam melhor com o estresse. E isso se reflete diretamente na qualidade de vida.
Se praticarmos por somente 2 minutos no dia, teremos mudanças significativas.
Experimente logo de manhã, olhar-se no espelho, endireitar a postura, elevar um pouco o queixo, abrir o peito, fincar os dois pés no chão igualmente, olhar para si, colocar as mãos na cintura e dizer: Eu posso! Mesmo que isso no início pareça estranho, tente! Você não tem nada a perder.
E lembre-se: o seu maior obstáculo, é você mesmo! Não deixe aquela voz negativa dentro da sua cabeça, minar os seus objetivos e sonhos.
Então, siga em frente de peito aberto, ombros abertos, olhar firme e passos decididos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui