A natureza da nossa vida é que não sabemos o que viveremos no próximo segundo. A vida é imprevisível, misteriosa e é isso que a torna interessante. Não importa o quão bom você seja, o quão talentoso você seja, às vezes as coisas não vão sair do jeito que você quer.
Pode ser que você sinta que a vida te deu uma rasteira ou duras lições. E nesses momentos, a vontade é de desistir do que estamos fazendo. Mas lembre-se que tudo na vida é impermanente, tudo passa. Os problemas passam, as dores passam. Em algum momento, o problema pelo qual você está passando, vai mudar. Tenha isso em mente.

Os problemas que você enfrenta hoje, fazem parte de apenas um capítulo na sua história de vida. Isso não define toda sua história. Aliás, se um dia você pudesse estar em frente a milhares de pessoas e contar a sua história, se ela fosse somente de coisas boas, provavelmente você não inspiraria muitas pessoas ou talvez elas até não acreditassem em você. A vida real é feita desses momentos difíceis também e ao contar sobre como você conseguiu superá-los, você poderá inspirar pessoas e a sua vida será muito mais interessante, por ser real. E a sua história poderá ser o motivo pelo qual alguém não desistiu de si mesmo.

Quando eu digo não desistir, eu me refiro a continuar batalhando, não se abandonar. Não me refiro a todas as situações, porque algumas delas, nós precisamos deixar para trás, sim. Por exemplo quando você está num relacionamento abusivo e tóxico. Nesses momentos em que as coisas estiverem difíceis, uma sugestão é fazer algum trabalho voluntário. Isso nos ajuda por dois motivos: o primeiro é para sair do meio do turbilhão do problema, tirar o foco, o que pode nos permitir vê-lo sob outro prisma. O segundo é que, fazendo um trabalho voluntário, você vai poder perceber que há muitas pessoas enfrentando problemas até mais complicados que o seu, e que há formas diferentes de lidar com eles.

Talvez isso te inspire a buscar outras soluções e a mudar o seu jeito de encarar o que está acontecendo na sua vida. E ao ajudar e ser gentil com alguém, é liberado no seu corpo a oxitocina, um hormônio dos vínculos emocionais, que ajuda a diminuir os níveis de cortisol, responsável pelo estresse. E de maneira geral, melhora a saúde física e mental. Outro hormônio liberado quando somos gentis é a endorfina, um analgésico natural, diminuindo dores.
Há muitos benefícios em fazer um trabalho voluntário, não somente para si mesmo. São pequenos gestos que podem transformar o mundo ao nosso redor e nos tirar de períodos de desânimo.

Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui